Histórias

Décadas de confiança

Há 20 anos, a família da psicóloga Danielle Lira tem uma relação de confiança com o Hospital Santa Joana Recife

Mais

Foram dezenove dias internada no Hospital Santa Joana Recife após sofrer um acidente de carro em uma rodovia de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A psicóloga Danielle Lira, então com 24 anos, confiou na família para dar apoio durante o período de dificuldades. A família dela, por sua vez, confiou no Santa Joana Recife para prestar toda a assistência médica que ela precisou durante a recuperação do coma, da embolia pulmonar, das fraturas e das fissuras que vieram como consequência da colisão. Há mais de 20 anos, portanto, eles têm uma referência, uma equipe e um ambiente em que confiam para tudo.

O acidente que pôs a vida de Danielle em risco foi em 1994. Era um hábito visitar a casa da família em Gravatá nos dias de folga, pelo menos duas vezes ao mês. Naquele determinado final de semana, no início de abril, o município estava cheio por causa de festas locais. Para evitar engarrafamentos na volta para a capital, decidiram voltar no finalzinho da tarde do domingo, na esperança de que houvesse menos fluxo de carros na estrada. “De fato não tinha muito trânsito, estava tranquilo. Saímos do Conjunto Primavera, onde meu pai tinha casa na época. Em mais ou menos cinco minutos, sofremos um acidente”, detalha.

A colisão se deu por uma ultrapassagem indevida e a batida foi justamente no lado de Danielle. Ela ficou mais machucada do que qualquer um dos passageiros do veículo em que estava. Prontamente, foi levada à unidade de saúde mais próxima, ainda em Gravatá. Danielle conta que não tinha consciência da situação e se lembra de pouca coisa. “A pancada foi forte na cabeça. Foi preciso que eu viesse ao hospital mais próximo, onde foi vista a gravidade do acidente, as fraturas, a forma de eu me posicionar. Eu já estava confusa”, continua. Foi então que a família concordou em encaminhá-la ao Hospital Santa Joana Recife, onde ela recebeu atendimento de emergência de uma equipe multidisciplinar.

Por causa da batida, ela teve edema cerebral, fratura no úmero, fratura no fêmur e fissura em um dos rins. “Pacientes que sofrem acidentes ou são vítimas de traumas e procuram o Hospital Santa Joana Recife são avaliados por profissionais de várias especialidades. Pelo menos um neurologista, um cirurgião geral e um traumatortopedista”, explica o médico Gustavo Trindade Filho, que trabalha na UTI da unidade de saúde.

Logo depois de dar entrada no hospital, ela ainda teve embolia pulmonar, que é quando artérias do pulmão são bloqueadas por sangue coagulado. “No caso de Danielle, que teve fratura de ossos longos, fraturas de costelas, lesão renal, complicações pulmonares e neurológicas, foi necessário também um pneumologista e urologista. Outros especialistas podem ser necessários, e a equipe de terapia intensiva está preparada para conduzir estes casos”, afirma o médico.

A paciente passou uma semana em coma na UTI. Só voltou depois de uma injeção “cavalar” de corticoides, segundo relata. Por causa dos ossos quebrados, Danielle sabia que passaria algum tempo sem conseguir andar e precisaria enfrentar uma temporada de fisioterapia intensa, desde a UTI. “No caso de Danielle, dadas às limitações das fraturas que ela tinha, fisioterapia respiratória era extremamente importante, fisioterapia motora precoce também”, continua o doutor Gustavo. “Para tratar pacientes graves, a equipe, a estrutura física e a de apoio diagnóstico e de equipamentos tem que ser muito bem estruturada. Isso a gente tem aqui no hospital pra dar apoio e tratar bem nosso pacientes, não esquecendo o lado humano do tratamento”, garante.

Quando recebeu alta, Danielle saiu do hospital de cadeira de rodas e ficou nela por dois meses. “Como sempre fui uma pessoa muito ativa, estar parada me incomodava profundamente”, pontua. Danielle se dedicou aos exercícios. Recebia uma fisioterapeuta diariamente em casa e repetia as séries até depois das sessões – queria superar a dificuldade pra voltar a trabalhar e a dançar, algo de que sempre gostou muito.

O acidente aconteceu em 1994, mas a família já havia enfrentado perdas na mesma unidade de saúde, anos antes. Isso não impediu que, em outras situações, eles continuassem procurando o Santa Joana Recife. “É um hospital de grande referência na nossa família, desde sempre”, explica ela. “É um hospital de muita infraestrutura e de muito acolhimento. Muita excelência, de fato, na qualidade do serviço e dos médicos que nos assistem lá no dia a dia”. A recuperação do acidente foi uma fase difícil para todos, mas outras fases felizes foram vividas dentro daquelas mesmas paredes: a segurança que sente no hospital levou Danielle a ter um dos filhos lá, anos depois.

“Eu acho que tenho duas datas de nascimento: 31 de maio e 3 de abril. Eu sou muito agradecida por isso, porque a equipe como um todo foi fundamental na minha superação. Quando acontece algo na família, o primeiro hospital que vem em mente é o Santa Joana Recife. Como eu renasci lá, fica muito difícil não lembrar”, conclui.

Play

Décadas de confiança

conte sua história

O Hospital Santa Joana Recife faz parte da história de vida de muita gente.
Se você teve alguma experiência marcante conosco, envie um depoimento pra gente.
Preencha o formulário abaixo. Se sua história for selecionada, entraremos em contato.

Mensagem enviada com Sucesso. Caso você seja selecionado, entreremos em contato para mais informações.

Amigos de berço

Você nasceu no Santa Joana Recife?

Que tal descobrir aqui quem nasceu no mesmo dia que você ou em datas próximas?
Conecte-se, cadastre e descubra quem nasceu até 3 dias antes ou depois de você.

Como funciona?

  • Conecte-se através do facebook
  • Informe sua data de nascimento
  • Encontre seus amigos de berço
Nome da pessoa

Amigos de berço

Quem já se cadastrou

no Amigos de Berço

Use as setas laterais para ver todos os participantes.

Evely Barros

Evely Barros

Nascida em 05/10/1989
Sofia Pereira Souto de Sousa

Sofia Pereira Souto de Sousa

Nascida em 30/01/0012
Niedjon de Carvalho

Niedjon de Carvalho

Nascido em 03/04/1986
Gabrielle Morais

Gabrielle Morais

Nascida em 02/01/2007
Hélder França

Hélder França

Nascido em 11/06/1983
Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

Nascido em 29/05/1992
Lucas Gasull

Lucas Gasull

Nascido em 28/04/1990
Isabella Santos

Isabella Santos

Nascida em 23/05/1995
Rodrigo Bosshard

Rodrigo Bosshard

Nascido em 22/07/1983
Toni Azevedo

Toni Azevedo

Nascido em 18/04/1972
Manuel  Manso

Manuel Manso

Nascida em 09/02/2007
Renata Gomes

Renata Gomes

Nascida em 13/01/1992
Ingrid Corcino

Ingrid Corcino

Nascida em 19/06/1980
Eduarda Travassos de Figueiredo

Eduarda Travassos de Figueiredo

Nascida em 23/11/1988
Taynah  Carvalho de freitas

Taynah Carvalho de freitas

Nascida em 03/03/1988
eduarda cunha franca

eduarda cunha franca

Nascida em 17/04/1995
Tatiana  Camarotti

Tatiana Camarotti

Nascida em 22/11/1982
Danilo hamilton  Carvalho de Freitas

Danilo hamilton Carvalho de Freitas

Nascido em 05/11/1985
Rafael Vieira

Rafael Vieira

Nascido em 08/02/0096
Hugo Santos

Hugo Santos

Nascido em 03/11/1984