Histórias

A redoma da pequena Isadora

Recém-nascida, bebê foi diagnosticada com má formação no sistema digestivo, que provocou rejeição do leite materno ou qualquer alimentação.

Mais

Isadora nasceu com uma má formação no sistema digestivo, que a impedia de beber leite materno. Ela não conseguia se alimentar e passou dez dias na UTI neonatal do Hospital Santa Joana Recife. Durante o período, ela ficou sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar, que acabou se tornando um apoio essencial para a família. "A UTI neonatal do Hospital Santa Joana Recife é um lar à parte. Era uma coisa acolhedora, um cuidado excepcional, carinho muito grande"

Depois de uma gestação tranquila, sem alterações nos exames, planejamento de parto bem executado e expectativa lá em cima, tudo o que os pais desejam é levar seu filho saudável para casa. A administradora Bruna Monteiro, 33, deu à luz Isadora em 18 de julho de 2011, no Hospital Santa Joana Recife. Tudo saiu como esperado; nada de diferente nos exames pré- natais, nada de diferente durante o parto, nenhum episódio que causasse a apreensão dos pais. Tudo estava bem.
Mas Bruna e o marido, Jorge Peixoto, 33, só puderam levar Isadora para casa dez dias depois, após uma temporada na UTI neonatal do hospital. Isso porque, nas primeiras horas de nascida, ela não conseguia se alimentar. "Ela simplesmente não absorvia o leite de Bruna. Vomitava todas as vezes. Usamos todas as roupinhas que tínhamos levado para o hospital", explica o pai. Foi um tempo muito angustiante para todos eles. Jorge conta que precisou manter a compostura enquanto recebia familiares e amigos que vinham parabenizar, ao mesmo tempo em que se preocupava com a saúde da filha.
Na UTI, Isadora foi diagnosticada com cisto de duplicação duodenal, uma má formação no sistema digestivo, que provocou rejeição ao alimento. "Esse tipo de patologia pode regredir espontaneamente ou evoluir com complicações. Como a criança estava bem, nossa primeira opção foi dar alta e acompanhar de perto. São raros os casos onde a cirurgia é feita ainda nos primeiros dias de vida", detalha a chefe da UTI neonatal do Hospital Santa Joana Recife, Jucille Menezes. Juntamente com os médicos, Bruna e Jorge decidiram não operar a filha recém- nascida ainda e acompanhar tudo de perto.
Enquanto esteve internada, Isadora ficou sob cuidados de uma equipe multidisciplinar. "Eu tenho muita gratidão pela forma humana que todas as pessoas do Hospital Santa Joana Recife me trataram. Foram incríveis desde o dia do nascimento dela. O doutor Lúcio Flávio é o nosso anjo da guarda até hoje. Foi um médico que acompanhou Isadora desde o segundo dia de vida dela", lembra Jorge.
Segundo Bruna, era uma grande família, e o apoio de todos os funcionários do hospital foi fundamental. Ela fez amizade, apoiou e recebeu apoio de diversas mães e enfermeiras. "A UTI neonatal do Hospital Santa Joana Recife é um lar à parte. Era uma coisa acolhedora, um cuidado excepcional, carinho muito grande", avalia. Mesmo vivendo um período turbulento, o hospital ofereceu acolhimento que permitiu à família se sentir leve e segura enquanto acompanhavam a recuperação da filha.
Isadora melhorou na UTI, o cisto diminuiu de tamanho, ela voltou a se alimentar normalmente com o leite materno e recebeu alta. Uma vez a cada três meses, Isadora fazia visitas mensais ao doutor Lúcio Flávio, cirurgião pediátrico que acompanhou o caso desde o nascimento. A bebê fazia a exames de imagem várias vezes ao ano. Como continuava bem, os pais ficaram seguros em esperar o melhor momento para a cirurgia.
Em fevereiro de 2013, Isadora voltou a apresentar vômitos e regurgitações. Na emergência do Hospital Santa Joana Recife, onde a família foi buscar socorro, a médica plantonista identificou uma massa no abdômen da criança, além de quadro de hipoglicemia. O cisto havia aumentado de tamanho muito rapidamente. Os pais decidiram não mais adiar a operação.
O procedimento de laparoscopia transcorreu como deveria. Quem operou foi o doutor Lúcio Flávio, com todo o aparato, maquinário, equipe e tecnologia disponibilizados pelo Hospital Santa Joana Recife. "A intervenção cirúrgica de Isadora foi extremamente gratificante, porque foi realizada dentro de uma estrutura em que nos dispúnhamos de tudo. Crianças não são adultos pequenos, então precisam de equipe especializada. Temos clínicos e cirurgiões muito bem preparados", garante.
Depois de passarem quase dois anos ansiosos, com medo de os sintomas voltarem e Isadora precisar ser internada novamente, os pais se sentiram aliviados de se livrarem do cisto. "A angústia de uma mãe de ficar nesse acompanhamento, mês a mês, dessa incerteza do que está ou não por vir, foi muito desgastante emocionalmente. Acho que eu não via a hora de essa cirurgia acontecer", alega Bruna.
Hoje, aos cinco anos, Isadora é saudável, sem repercussões clínicas, e a família está mais forte. Bruna, Jorge, Isadora e Sofia, a irmã mais velha de Isadora, sentem-se muito mais "grudados". A angústia de ficar sempre alerta, observando os sintomas e limitando a refeições foi embora. Depois de uma superproteção de quase dois anos, a garota está livre. "Ela vivia em uma redoma, e a gente simplesmente a libertou", diz Bruna. Alegre, participativa e animada, hoje em dia Isadora faz check-ups anuais como qualquer outra pessoa da idade. "Isadora está ótima. É maravilhosa, uma filha extremamente carinhosa, me enche de orgulho", se emociona Jorge.

Play

A redoma da pequena Isadora

conte sua história

O Hospital Santa Joana Recife faz parte da história de vida de muita gente.
Se você teve alguma experiência marcante conosco, envie um depoimento pra gente.
Preencha o formulário abaixo. Se sua história for selecionada, entraremos em contato.

Mensagem enviada com Sucesso. Caso você seja selecionado, entreremos em contato para mais informações.

Amigos de berço

Você nasceu no Santa Joana Recife?

Que tal descobrir aqui quem nasceu no mesmo dia que você ou em datas próximas?
Conecte-se, cadastre e descubra quem nasceu até 3 dias antes ou depois de você.

Como funciona?

  • Conecte-se através do facebook
  • Informe sua data de nascimento
  • Encontre seus amigos de berço
Nome da pessoa

Amigos de berço

Quem já se cadastrou

no Amigos de Berço

Use as setas laterais para ver todos os participantes.

Niedjon de Carvalho

Niedjon de Carvalho

Nascido em 03/04/1986
Gabrielle Morais

Gabrielle Morais

Nascida em 02/01/2007
Hélder França

Hélder França

Nascido em 11/06/1983
Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

Nascido em 29/05/1992
Lucas Gasull

Lucas Gasull

Nascido em 28/04/1990
Isabella Santos

Isabella Santos

Nascida em 23/05/1995
Rodrigo Bosshard

Rodrigo Bosshard

Nascido em 22/07/1983
Toni Azevedo

Toni Azevedo

Nascido em 18/04/1972
Manuel  Manso

Manuel Manso

Nascida em 09/02/2007
Renata Gomes

Renata Gomes

Nascida em 13/01/1992
Ingrid Corcino

Ingrid Corcino

Nascida em 19/06/1980
Eduarda Travassos de Figueiredo

Eduarda Travassos de Figueiredo

Nascida em 23/11/1988
Taynah  Carvalho de freitas

Taynah Carvalho de freitas

Nascida em 03/03/1988
eduarda cunha franca

eduarda cunha franca

Nascida em 17/04/1995
Tatiana  Camarotti

Tatiana Camarotti

Nascida em 22/11/1982
Danilo hamilton  Carvalho de Freitas

Danilo hamilton Carvalho de Freitas

Nascido em 05/11/1985
Rafael Vieira

Rafael Vieira

Nascido em 08/02/0096
Hugo Santos

Hugo Santos

Nascido em 03/11/1984
joão cleber  almeida souza lopes

joão cleber almeida souza lopes

Nascido em 25/07/2013
joão cleber  almeida souza lopes

joão cleber almeida souza lopes

Nascido em 25/07/2012