Histórias

As vitórias depois de um derrame

O estudante Luís Marcelo sofreu um derrame cerebral, precisou passar por cirurgia e perdeu temporariamente os movimentos do lado direito do corpo. Hoje está quase 100% recuperado

Mais

Aos 17 anos, Luís Marcelo e os pais estão comemorando as novidades de 2016. O jovem terminou o colégio com boas notas, foi aprovado no vestibular para Economia, voltou a praticar esportes e está prestes a tirar a carteira de motorista. Motivos de sobra para qualquer família celebrar – especialmente a dele. Os pais, Cristiana Freire e Marcelo Lacerda, estão duplamente felizes. Há dois anos, o filho sofreu um derrame cerebral, precisou passar por cirurgia e perdeu temporariamente os movimentos do lado direito do corpo. Vê-lo voltando às atividades e vencendo os obstáculos os deixa radiantes. “Estamos muito felizes. Acho que, por causa do que ele passou, ele é uma pessoa diferenciada”, diz o pai.

Em maio de 2014, Cristiana e Marcelo receberam uma ligação de Luís, então com 14 anos, falando que não estava se sentindo muito bem. Disse que estava com uma dormência muito diferente e pediu que os pais fossem para casa o mais rápido possível. “Eu estava no meu quarto, deitado na cama, ouvindo música”, explica Luís Marcelo. “Sabe quando você deita em cima da sua mão e ela fica dormente? Meu lado direito inteiro estava dormente. Então eu levantei para a circulação voltar. Mas meu lado direito não funcionou e eu caí no chão.” Daí em diante, ele diz não lembrar mais de muita coisa até acordar no hospital.

Os pais encontraram o filho deitado no chão do próprio quarto. Ligaram imediatamente para o irmão de Marcelo, médico, que sugeriu levar o garoto ao Santa Joana Recife, onde uma equipe já esperava o paciente. Enfrentaram a estressante hora do rush e engarrafamentos até lá. Mas isso não prejudicou a rapidez da recepção ao paciente na unidade de saúde. Uma tomografia mostrou a necessidade de procedimento cirúrgico com a equipe de neurologia. “O atendimento de urgência foi impressionante. Saímos de casa para o hospital às 19h. Às 21h30, ele já estava sendo operado. Foi uma grande bênção tudo ter sido tão rápido”, relata Cristiana. Foram dez dias na UTI, tempo em que a família diz ter ficado “praticamente morando” no hospital.

Fizeram amizades com enfermeiros, médicos e quem passasse pelos corredores. Gente que deu segurança e alegria em uma hora tão difícil. “Existiu um sentimento de família, mesmo. A gente só segurou a onda porque tinha o apoio de todo mundo”, acredita Cristiana. “Recebemos muito amor e só temos a comemorar e enaltecer a medicina do Santa Joana Recife. E um agradecimento enorme ao doutor Hildo”, afirma Marcelo, citando o médico que fez a cirurgia do filho, Hildo Azevedo. “Mesmo viajando no dia seguinte para a Europa, ele operou nosso filho. Uma operação demorada, em torno de quatro horas. A gente tem toda gratidão pelo pessoal que trabalha na UTI e a maneira atenciosa e carinhosa com que eles nos assistiram”, pontuou.

Quando saiu da UTI, Luis ainda não conseguia mexer o lado direito do corpo. “Não lembro quantos dias fiquei no hospital. Até onde eu me lembro, eu não conseguia mexer nada do lado direito do corpo. Dois, três dias depois, comecei a mexer um dedo. Fui aos poucos mexendo as mãos”, detalha. Quando recebeu alta, já fazia movimentos com a perna também. A eficiência da recuperação foi tanta que, hoje em dia, ele já tem 99% dos movimentos de volta. O suficiente para voltar a praticar os esportes de que tanto gostava antes do derrame: Wind surf e stand-up paddle.

Os pais e o filho acreditam que toda a dificuldade serviu para promover o renascimento deles como família. Eles se dizem mais unidos, mais fortes. “Luís Marcelo está com a vida dele, retornando ao normal com toda aquela plenitude da idade. Aquela vontade, aquele desejo de começar uma vida nova”, explica a mãe. “Acho que é uma segunda chance. Agora eu sinto que quero viver, que devo viver. Valorizo a vida de um jeito que não valorizava antes”, admite o jovem.

Orgulhoso, o pai admira a cria muito mais do que antes. “Ele está mostrando a nós que o
sofrimento engrandece. Acho que hoje ele é um menino melhor do que seria se não tivesse passado por isso”, conclui Marcelo. “Todos nós”, corrige Cristina.

Play

As vitórias depois de um derrame

conte sua história

O Hospital Santa Joana Recife faz parte da história de vida de muita gente.
Se você teve alguma experiência marcante conosco, envie um depoimento pra gente.
Preencha o formulário abaixo. Se sua história for selecionada, entraremos em contato.

Mensagem enviada com Sucesso. Caso você seja selecionado, entreremos em contato para mais informações.

Amigos de berço

Você nasceu no Santa Joana Recife?

Que tal descobrir aqui quem nasceu no mesmo dia que você ou em datas próximas?
Conecte-se, cadastre e descubra quem nasceu até 3 dias antes ou depois de você.

Como funciona?

  • Conecte-se através do facebook
  • Informe sua data de nascimento
  • Encontre seus amigos de berço
Nome da pessoa

Amigos de berço

Quem já se cadastrou

no Amigos de Berço

Use as setas laterais para ver todos os participantes.

luzinete  ferreira da silva

luzinete ferreira da silva

Nascida em 11/07/1959
luzinete  ferreira da silva

luzinete ferreira da silva

Nascida em 10/07/1959
Kylce Mendonça

Kylce Mendonça

Nascida em 13/12/1979
Evely Barros

Evely Barros

Nascida em 05/10/1989
Sofia Pereira Souto de Sousa

Sofia Pereira Souto de Sousa

Nascida em 30/01/0012
Niedjon de Carvalho

Niedjon de Carvalho

Nascido em 03/04/1986
Gabrielle Morais

Gabrielle Morais

Nascida em 02/01/2007
Hélder França

Hélder França

Nascido em 11/06/1983
Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

Nascido em 29/05/1992
Lucas Gasull

Lucas Gasull

Nascido em 28/04/1990
Isabella Santos

Isabella Santos

Nascida em 23/05/1995
Rodrigo Bosshard

Rodrigo Bosshard

Nascido em 22/07/1983
Toni Azevedo

Toni Azevedo

Nascido em 18/04/1972
Manuel  Manso

Manuel Manso

Nascida em 09/02/2007
Renata Gomes

Renata Gomes

Nascida em 13/01/1992
Ingrid Corcino

Ingrid Corcino

Nascida em 19/06/1980
Eduarda Travassos de Figueiredo

Eduarda Travassos de Figueiredo

Nascida em 23/11/1988
Taynah  Carvalho de freitas

Taynah Carvalho de freitas

Nascida em 03/03/1988
eduarda cunha franca

eduarda cunha franca

Nascida em 17/04/1995
Tatiana  Camarotti

Tatiana Camarotti

Nascida em 22/11/1982